AS AGRURAS DOS TRÓPICOS a arte de curar em Mato Grosso no século XVIII
AS AGRURAS DOS TRÓPICOS a arte de curar em Mato Grosso no século XVIII
Autora:Marina Azem
ISBN:978-85-87226-85-3
Editora:Entrelinhas
Edição:1ª (2009)
Dimensões:15.5 x 23 cm
Nº de páginas:224 páginas
Papel:off set
Capa: laminação fosca
Encadernação:costurado
De modo denso, com sua narração viva, produzindo em nós um efeito de encantamento pela maneira como se envolve com o tema, pelo prazer da investigação e da escrita – como chamou a atenção um dos membros da sua banca de avaliação, o antropólogo do Museu Nacional Prof. Dr. João Pacheco de Oliveira.
Marina Azem nos conduz ao cenário europeu, amazônico e mato-grossense da formação intelectual e da experiência etnográfica do naturalista viajante, para investir na sua contribuição maior como médica: a abordagem dos registros de Alexandre Rodrigues Ferreira sobre as enfermidades endêmicas e os procedimentos terapêuticos com os quais ele se deparou na antiga capitania de Mato Grosso, entre os anos de 1789 e 1792.
Com seu estudo, ela conquista um lugar de destaque na pesquisa histórica sobre as práticas médicas em território mato-grossense, incluindo a utilização da flora nativa, o que consolida a sua posição relevante.
release:
A arte de curar em Mato Grosso no século XVIII
As Agruras dos Trópicos – a arte de curar em Mato Grosso no século XVIII, da médica Marina Azem, lançado no dia 10 de maio pela Entrelinhas Editora. O livro proporciona um retorno ao cenário europeu, amazônico e mato-grossense da formação intelectual e da experiência etnográfica do naturalista brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira, que empreendeu uma das maiores viagens cientificas já realizada nas américas e patrocinada pela coroa portuguesa.
Para investir na sua contribuição maior como médica, Marina buscou a abordagem dos registros de Alexandre Rodrigues Ferreira sobre as enfermidades endêmicas e os procedimentos terapêuticos com os quais o naturalista se deparou na antiga capitania de Mato Grosso, entre os anos de 1789 e 1792.
As Agruras dos Trópicos surgiu como dissertação de mestrado em Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Mato Grosso, concluído em 2006. Como resultado final, a autora, que também é especialista em Antropologia, conseguiu um lugar de destaque na pesquisa histórica sobre as práticas médicas em território mato-grossense. Além de também ter chamado a atenção para sua narração viva, que produz um efeito de encantamento pela maneira como se envolve com o tema, pelo prazer da investigação e da escrita.
Comentários