Diversidade Sociocultural em Mato Grosso - Entrelinhas editora
Autores:Maria Fátima Roberto Machado, Luiz Vicente da Silva Campos, Marina Azem
ISBN:978-85-87226-56-3
Editora:Entrelinhas
Edição:1ª (2008)
Dimensões:20,7 x 27,7 cm
Nº de páginas:144 páginas, ilustradas
Encadernação:costurado
Capa:Papel cartão, brochura
Idioma: português
Com este livro desejamos propor, por meio de um diálogo com estudantes e professores, um novo olhar sobre a diversidade sociocultural mato-grossense, cujas riqueza e complexidade podem ser reconhecidas nos diferentes povos que constituem a sua matriz cultural. Índios, negros, populações tradicionais e migrantes, num processo interativo de culturas milenares, recriam constantemente a identidade mato-grossense. Nesse processo, o desafio está na formação de cidadãos que respeitem e celebre as diferenças, como melhor caminho para uma sociedade solidária e com justiça social.
Maria Teresa Carrión Carracedo
DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL EM MATO GROSSO
No dia 29 de abril a Entrelinhas Editora lançou o livro “Diversidade Sociocultural em Mato Grosso”, organizado pela Prof.a Dr.a Maria Fátima Roberto Machado, do Departamento de Antropologia da UFMT. A publicação é didática e regional, atual, contextualizada, ricamente ilustrada e atende não só às exigências do sistema de ensino brasileiro com relação a temática afro-brasileira e a recente lei do estudo da temática indígena, visceral para o Estado, como acrescenta textos com abordagem inédita sobre as populações tradicionais e a identidade migrante, importantes na constituição da diversidade sociocultural mato-grossense.
Os capítulos “Mato Grosso Indígena” e “Territórios, culturas e identidades negras em Mato Grosso”, foram escritos por Maria Fátima Roberto Machado; “Populações Tradicionais” e “Do norte, do sul, de além-mar, de Mato Grosso”, por Marina Azem e Luiz Vicente Campos Filho.
O livro propõe, por meio de um diálogo com estudantes e professores do ensino médio e primeiros anos do ensino superior, um novo olhar sobre a diversidade sociocultural mato-grossense, cujas riqueza e complexidade podem ser reconhecidas nos diferentes povos que constituem a sua matriz cultural.
“São grandes os esforços para mudar as mentalidades e exercitar nas escolas as abordagens novas, que são desafiadoras não só para estudantes mas para todos que convivem com eles. Os alunos sentem a carência de materiais didáticos atuais e contextualizados em sua realidade, exigidos pelo sistema de ensino brasileiro”, explica a organizadora da obra, professora Maria de Fátima Roberto Machado, doutora em Antropologia pelo Museu Nacional (UFRJ), onde também fez o seu Pós-doutorado, e professora do Departamento de Antropologia da UFMT.
“Índios, negros, populações tradicionais e migrantes, num processo interativo de culturas milenares, recriam constantemente a identidade mato-grossense. Nesse processo, o desafio está na formação de cidadãos que respeitem e celebrem as diferenças, como o melhor caminho para uma sociedade solidária e com justiça social”, destaca a editora Maria Teresa Carrión Carracedo.
Esta edição integra a coleção de referência da editora, que já lançou as obras didáticas Atlas Geográfico de Mato Grosso e os livros de História, de Geografia e de Cultura Mato-grossense.
Comentários